quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ventania


Identifiquei mais um momento interessante nessa minha vida louca e Deus tem me ensinado muito a respeito de amor e perdão. Sim, porque até então eu imaginava que amar era estar perto, cuidar e ficar junto pra sempre, e que perdão era esquecer todo o erro passado e tocar o barco pra frente. Amar é mais do que tudo isso, é inclusive saber esperar o tempo certo para estar perto. Cuidar não significa estar no pé o tempo inteiro, verificando se se alimentou direito ou não se meteu em confusão, é também medir palavras e dominar impulsos. Ficar junto é muito mais do que ver todos os dias, falar dezenas de vezes ao telefone ou até mesmo ter a certeza que vai ganhar um abraço gostoso no fim do dia - pode ser manter o sentimento com respeito, mesmo que tenha que ficar longe.
Para perdão, to aprendendo a entender que esquecer o passado é pra quem tem alzheimer, o que não se pode é manter o sentimento ruim do passado mas sim captar a lição disso, e evitar repetir erros. Sim, porque não é só quem nos machuca que erra, o machucado também erra e muito. Perdoar é como o arrependimento, não só se reconhece o erro, mas também não quer repeti-lo. Se eu perdoo e digo que esqueço, no primeiro vacilo do outro tudo virá à tona, inclusive o mau sentimento. Mas se eu perdoo, consciente do erro e me preparo para conviver com isso de maneira que não me machuque mais, se torna a acontecer já estou blindada. É mais ou menos isso.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. que bom que gostou, Fernanda! Seja bem vinda pra ler, comentar, dar pitaco, fazer cara feia e tudo mais :D
      ;*;*

      Excluir